Encontro de Diretrizes Curriculares - Caldas Novas - GO.
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Apresentação encerramento ensino médio e meio ambiente
Apresentação encerramento do workshop ensino médio e cultura
Secretária de Estado da Educação -Milca Severino Pereira
CEAN - Uruaçu-GO Endereço Praça João Ribeiro Soares s/n - centro Telefone: (62) 3357 - 5575 CEP: 76.400-000 "O conhecimento pronto estanca o saber e a duvida provoca inteligência." Vygotsky
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2010
ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2010
O Conselho Escolar Professor Alfredo Nasser da Unidade Escolar no Estado de Goiás, pessoa jurídica de Direito Privado, com sede na Praça João Ribeiro Soares nº 01 Bairro Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.660.360/001-10 neste ato representado pelo Presidente do conselho (a) (Sr) (a) Melânia Ribeiro do Nascimento Artiaga, (qualificação) inscrita (a) no CPF/MF sob o nº 168.805.601-72, carteira de Identidade nº 3.440.864 – 6.496.067 no uso de suas prerrogativas legais, em cumprimento do estabelecido pela lei nº 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE nº 38 de julho de 2009, por meio da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, torna publico que realizará chamada Pública para aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinados aos atendimentos ao Programa de Alimentação Escolar, para o período compreendido entre 02/08 a 29/10 de 2010. Os interessados deverão apresentar a documentação para habilitação e proposta de preços até o dia 10 de agosto de 2010, no horário das 07:00 as 11:00 ou das 13:00 as 17:00 na sede do conselho Escolar, situado à Praça João Ribeiro Soares nº 01 Bairro Centro Uruaçu – GO. (62) 3357 – 5575.
INDETIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS ESPECIFICAÇÕES TECNICAS DOS ALIMENTOS A SEREM ADQUIRIDOS PELO PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
De acordo com a Legislação brasileira para rotulagem Geral de alimentos e Bebidas Embalados, (RDC 259/02 – ANVISA/MS) as informações abaixo são obrigatórias nas embalagens de alimentos:
□ Denominação de venda de alimentos;
□ Lista de ingredientes;
□ Conteúdos líquidos;
□ Identificação do lote;
□ Prazo de validade;
□ Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário;
□ Registro no órgão competente;
□ Informação nutricional;
□ Os produtos alimentícios a base de farinha de trigo, aveia, cevado e centeio devem constar também a informação: Contém glúten.
Obs. A declaração do prazo de validade não e exigida para:
□ Frutas e hortaliças frescas;
□ Vinagre;
□ Açúcar;
□ Sal.
Os Produtos de origem animal devem ter o carimbo dos Serviços de inspeção obrigatória, podendo ser Federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM). Os materiais para embalagem devem ser atóxicos não representando uma ameaça à segurança e adequação dos alimentos, sob as condições específicas, com o objetivo de preservar os Padrões de identificação e qualidade do produto.
Órgãos responsáveis pela legislação de alimentos:
ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária)
MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
INMETRO (Instituto de metrologia).
1 – HORTIFRUTIGRANJEIROS
Os produtos de origem vegetal (frutas, legumes e verduras) são definidos como alimentos perecíveis, pois não se conservam por longo período de tempo.
Desta forma, as características desses produtos devem ser consideradas tais como; de 1ª qualidade, in natura, tamanho e coloração uniforme, polpa firme, livres de sujidades, parasitas, lavras, resíduo de fertilizante, acondicionados em sacos de polietileno, transparentes, atóxico e intacto. O peso e as quantidades são definidos pela escola.
2 – GENEROS ALIMENTÍCIOS
COLORAU – (calorífero) produto obtido do pó do urucum com a mistura de fubá ou farinha de mandioca. Pó fino, de coloração avermelhada, deve estar sem a presença de sujidade ou matérias estranhas.
Embalagem de polietileno transparente, resistente. De 500 a 1kg.
FARINHA DE MANDIOCA – produtos obtidos dos processos de ralar e torrar a mandioca, fina, seca, branca ou amarela, isenta de matéria terrosa, fungos ou parasitas e livre de umidade e fragmentos estranhos.
POLPA DE FRUTAS – produto obtido a partir de frutas, conteúdos líquido pasteurizado, podendo ou não conter adição de açúcar. Ausente de substancia estranhas. Produto congelado, não fermentado e sem conservantes. Embalagem em polipropileno de baixa densidade atóxico. De 100g até 1k.
RAPADURA DE CANA – produto sólido obtido pela concentração a quente do caldo de cana (Sacharumofficinarum). Devem ser fabricados com matéria prima não fermentada, isentam de matéria terrosa, parasitas e detritos animais ou vegetais. Vedada a edição de essências, corantes naturais ou artificiais, conservadores e edulcorantes. Embalagem em polietileno de baixa densidade atóxico. De 30g até 1 kg.
ESTIMANDO DE QUANTITATIVO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS A SEREM ADQUIRIDOS DA AGRICULTURA FAMILIA E EMPREENDEDOR FAMILIA RURAL
GÊNEROS ALIMENTÍCIOS QUANTITATIVO
Abóbora madura ..................................40 kg
Abacaxi ........................................310.720 g
Arroz ............................................551.250 g
Banana maça ...............................310.720 g
Cenoura .......................................105.600 g
Couve .....................................................90 maços
Feijão ...........................................131.940 g
Farinha de mandioca................. 127.560 g
Laranja ........................................310.720 g
Maça ............................................155.360 g
Mamão ........................................310.720 g
Mandioca ...................................650.900 g
Silvia Borges da Silva Sales
Portaria 4492/09
______________________
Direção
Agosto de 2010
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
II - Sarau Literário - Cean 2009

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
O Colégio Estadual Alfredo Nasser, promoveu o II Sarau Literário, momento de profunda e significativa aprendizagem aos alunos, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através da leitura e análise durante pesquisas realizadas na internet e na biblioteca sobre obras e biografias de autores renomados do Estado de Goiás, dos Clássicos da Literatura Brasileira e da Literatura Mundial. Entre os diversos autores pesquisados, destacamos Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes, Willian Shakespeare, Miguel de Cervantes e muitos outros. Um foco relevante foi o destaque à cultura goiana ressaltando o aspecto histórico, os costumes e tradições do nosso povo. Durante a exposição vários recursos tecnológicos foram utilizados de forma eficaz para o enriquecimento das atividades desenvolvidas.
Enfim foi um evento de grande relevância para o aprendizado dos alunos, professores e comunidade escolar como um todo.
O Colégio Estadual Alfredo Nasser, promoveu o II Sarau Literário, momento de profunda e significativa aprendizagem aos alunos, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através da leitura e análise durante pesquisas realizadas na internet e na biblioteca sobre obras e biografias de autores renomados do Estado de Goiás, dos Clássicos da Literatura Brasileira e da Literatura Mundial. Entre os diversos autores pesquisados, destacamos Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes, Willian Shakespeare, Miguel de Cervantes e muitos outros. Um foco relevante foi o destaque à cultura goiana ressaltando o aspecto histórico, os costumes e tradições do nosso povo. Durante a exposição vários recursos tecnológicos foram utilizados de forma eficaz para o enriquecimento das atividades desenvolvidas.
Enfim foi um evento de grande relevância para o aprendizado dos alunos, professores e comunidade escolar como um todo.
Atividades: Curso 100 horas <> Rones Miranda
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Garoto & Garota CEAN 2009

Data 21/Nov./ 2009 Local: AABB de Uruaçu - Goiás
CD - Garoto & Garota CEAN 2009 - http://www.4shared.com/file/152868073/6c0e3341/CD_Garoto__Garota_CEAN_2009.html
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Tecnologia e Educação
O uso das TICS em uma unidade escolar está diretamente relacionado ao conhecimento que os seus usuário tem das tecnologias, bem como o uso que cada um faz dessas tecnologias.
Como podemos melhorar esse relacionamento entre usuários e a máquina?
Um dos processos para melhorar estas fragilidades é sem dúvida, o que nós neste momento estamos usufruindo: Um treinamento que favoreça o desempenho das TICs enquanto professores,ou como alunos; só depois é que teremos um mínimo de habilidade que nos fornecerá pistas facilitadoras do nosso trabalho.
É em primeiro momento complicado. Na verdade, o que não conhecemos torna-se assustador... Mas, não é nada que não possa ser vencido, ultrapassado com paciência, dedicação, esforço.
Vimos à exposição feita por um U E aqui de Uruaçu em Ciências, com a participação dos alunos. Um processo muito interessante, válido, enriquecedor. O que confirma a validade das tecnologias quando direcionadas, metas estabelecidas, objetivos definidos, elas tem o seu valor.
Como podemos melhorar esse relacionamento entre usuários e a máquina?
Um dos processos para melhorar estas fragilidades é sem dúvida, o que nós neste momento estamos usufruindo: Um treinamento que favoreça o desempenho das TICs enquanto professores,ou como alunos; só depois é que teremos um mínimo de habilidade que nos fornecerá pistas facilitadoras do nosso trabalho.
É em primeiro momento complicado. Na verdade, o que não conhecemos torna-se assustador... Mas, não é nada que não possa ser vencido, ultrapassado com paciência, dedicação, esforço.
Vimos à exposição feita por um U E aqui de Uruaçu em Ciências, com a participação dos alunos. Um processo muito interessante, válido, enriquecedor. O que confirma a validade das tecnologias quando direcionadas, metas estabelecidas, objetivos definidos, elas tem o seu valor.
Atividades:Curso de 100 horas: Verônica,Julio,Eula, Rones,Irene.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
A importância das Tecnologias na Escola

A Importância das Tecnologias na Escola
A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e a os tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
SAÚDE:Diferença entre gripe comum x Influenza
SAÚDE
DIFERENÇAS: Gripe comum X Influenza A
SINTOMAS Gripe comum Influenza A
FEBRE Não chega a 39 Início súbito a 39
DOR DE CABEÇA De menor intensidade Intensa
CALAFRIOS Esporádico Freqüentes
CANSAÇO Moderado Extremo
DOR DE GARGANTA Acentuada Leve
TOSSE Menos intensa Seca e contínua
MUCO (catarro) Forte congestão nasal Pouco comum
DORES MUSCULARES Moderada Intensa
ARDOR VISUAL Leve Intenso
Fonte: OMS - SAF EM REVISTA. 2009
DIFERENÇAS: Gripe comum X Influenza A
SINTOMAS Gripe comum Influenza A
FEBRE Não chega a 39 Início súbito a 39
DOR DE CABEÇA De menor intensidade Intensa
CALAFRIOS Esporádico Freqüentes
CANSAÇO Moderado Extremo
DOR DE GARGANTA Acentuada Leve
TOSSE Menos intensa Seca e contínua
MUCO (catarro) Forte congestão nasal Pouco comum
DORES MUSCULARES Moderada Intensa
ARDOR VISUAL Leve Intenso
Fonte: OMS - SAF EM REVISTA. 2009
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