A Importância das Tecnologias na Escola
A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e a os tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam.
Parabenizamos a matéria publicada. Trabalhamos diretamente com TICs, criamos atividades para erradicação e monitoramento do crescimento dos envolvidos no projeto (ANALFABETISMO FUNCIONAL), estamos acompanhando as reportagens e assuntos pertinentes, que também tem permitido a nós criarmos nova visões do processo de ensino sob a ótica do ANALFABETISMO E ANALFABETISMO FUNCIONAL. Abaixo link para uma matéria em nosso BLOG: http://autorespaci.blogspot.com/2009/10/passos-hiper-rapidos-para-onde.html#comments e também para nossa atividade: http://sites.google.com/site/analfabetismofuncional/ Agradecemos imensamente a oportunidade de nos manifestarmos aqui e de colaborarmos de alguma maneira para que no futuro as pessoas alcancem dignidade e esperança de vida melhor. Gratos pelo espaço.
ResponderExcluirMuito bom mesmo. Mas e o "Dia de Física"?
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