quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tecnologia e Educação




O uso das TICS em uma unidade escolar está diretamente relacionado ao conhecimento que os seus usuário tem das tecnologias, bem como o uso que cada um faz dessas tecnologias.
Como podemos melhorar esse relacionamento entre usuários e a máquina?
Um dos processos para melhorar estas fragilidades é sem dúvida, o que nós neste momento estamos usufruindo: Um treinamento que favoreça o desempenho das TICs enquanto professores,ou como alunos; só depois é que teremos um mínimo de habilidade que nos fornecerá pistas facilitadoras do nosso trabalho.
É em primeiro momento complicado. Na verdade, o que não conhecemos torna-se assustador... Mas, não é nada que não possa ser vencido, ultrapassado com paciência, dedicação, esforço.
Vimos à exposição feita por um U E aqui de Uruaçu em Ciências, com a participação dos alunos. Um processo muito interessante, válido, enriquecedor. O que confirma a validade das tecnologias quando direcionadas, metas estabelecidas, objetivos definidos, elas tem o seu valor.

Atividades:Curso de 100 horas: Verônica,Julio,Eula, Rones,Irene.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A importância das Tecnologias na Escola






A Importância das Tecnologias na Escola





A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e a os tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam.